Caminhada Solidária CSCRFCHARNECA

Incrições:

 

Share

Lília Silva, atleta do CSCRFCHARNECA sagra-se vice-campeã distrital de trail curto!

No domingo, 10 de outubro, a ADAL aproveitou o 5º CROSS TRAIL A-DO-BARBAS para a cerimónia de entrega de prémios do campeonato distrital de trail.
Lília Silva fez o 2º melhor tempo do trail curto para o campeonato distrital percorrendo os 18k em 2:10:27.
A retomar a atividade pós confinamento desde maio, a CSCRFCHARNECA tem levado atletas a várias provas tendo obtido resultados bastante satisfatórios.
Nesta última prova, para além dos atletas Álvaro Lopes, Luís Neves, Miguel Matias e Lília Silva inscritos nos 10k e 16k que terminaram a prova nas primeiras 10 posições dos seus escalões, Carlos Conceição participou no campeonato distrital de trail longo obtendo um honroso 10º, percorrendo 24k em 3:17.

Share

Informação e prevenção da COVID-19

As crianças podem estar com os avós?

Não se recomenda que as crianças estejam com os avós por serem considerados um grupo vulnerável. Apesar de as crianças serem menos afetadas por esta doença e de terem sintomas mais ligeiros, podem transmitir o vírus a outros.
É preferível que crianças e avós vão falando através de redes sociais, chats e por telemóvel durante esta fase de transmissão da doença.

Share

Informação e prevenção da COVID-19

Cuidados a manter quando necessita de bens essenciais

Mantenha as medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

  • Mantenha o distanciamento social, tentando garantir uma distância mínima das outras pessoas;
  • Tape o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deita sempre o lenço de papel no lixo;
  • Vire a cara para o lado, se alguém estiver a tossir à sua frente e peça à pessoa que está a tossir que o faça para um lenço ou para o braço ou paras o cotovelo;
  • Desinfete as suas mãos com uma solução à base de álcool ou lave as mãos assim que possível.
  • Evite tocar na cara com as mãos, não deve levar as mãos à boca, olhos ou nariz;
  • Utilize máscara ou luvas com muito cuidado, cumpra todos os procedimentos necessários para as colocar, utilizar e retirar em segurança;
  • Se o espaço comercial estiver lotado aguarde pela sua vez, mantendo sempre o distanciamento social.
  • Finalmente, seja um consumidor responsável compre apenas o que precisa.
Share

Informação e prevenção da COVID-19


Alguns gestos simples fazem a diferença na proteção contra a COVID-19. Parar a transmissão deste vírus depende de todos nós. 

Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:
Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;
Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
Evitar tocar na cara com as mãos;
Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.

Share

Informação e prevenção da COVID-19

Respeitar o distanciamento social

Há pessoas que parecem não ter sintomas de COVID-19. Muitas pessoas infetadas apresentam apenas sintomas ligeiros, sobretudo na fase inicial da doença. Portanto, é possível contrair o vírus de alguém que tenha apenas uma tosse ligeira, por exemplo, e não se sinta doente.

Também é necessário termos muito cuidado com as crianças. As crianças infetadas ou que estejam em fase de incubação também transmitem a doença. Como as crianças mais pequenas são vulneráveis e não têm ainda a capacidade de se defenderem e de tomarem decisões sobre a sua própria proteção, os adultos devem assegurar os cuidados necessários para diminuir a probabilidade de transmissão.

Share

Informação e prevenção da COVID-19

Devo usar luvas para me proteger?

O uso de luvas deve ser feito apenas quando indicado. O mais importante para evitar a transmissão do vírus é lavar as mãos com frequência e sempre que estiverem sujas.

O uso de luvas na rua não é eficaz. Se foram usadas inadequadamente, as luvas podem ser um veículo de transmissão do vírus, em vez de serem um meio de proteção. Quando não indicado, o uso de luvas representa um desperdício de recursos.

Share

Informação e prevenção da COVID-19

Tenha atenção à informação. Siga as indicações das fontes oficiais.

Mantenha-se informado em canais digitais oficiais (Direcção-Geral da Saúde e SNS 24)

Evite propagar notícias falsas (fake news), seja um Agente de Saúde Pública!

Share

Informação e prevenção da COVID-19

Recomendações gerais

Efetuar corretamente e com maior regularidade a lavagem das mãos, antes e depois das refeições, sempre que se vai à casa-de-banho; depois de atividades domésticas, tarefas laborais, manipulação de alimentos; sempre que tosse, espirra ou se assoa e, sempre que as mãos se apresentem visivelmente sujas ou sinta necessidade;

Apotar medidas de etiqueta respiratória – ao espirrar ou tossir devem tapar o nariz e a boca com o braço ou com um lenço de papel que deverá ser colocado imediatamente no lixo;

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos;

Evitar partilhar comida, ou objetos pessoais (copos, canetas e outro material de escritório/trabalho, telefones e telemóveis…);

Limpar e desinfetar com frequência objetos e superfícies de contacto em sua casa e no local de trabalho: objetos de maior utilização, nomeadamente pelas crianças/jovens (canetas, lápis, computadores, telemóveis, material escolar e brinquedos…)

As pessoas que manifestem sintomas de infeção respiratória (tosse, febre ou dificuldade em respirar) não devem ir trabalhar, não devem sair de casa, não se devem dirigir a Centros de Saúde nem Hospitais. Devem ligar para SNS24 – 808 24 24 24 e seguir as recomendações.

Share

Informação e prevenção da COVID-19

Ensinar as crianças a lavar as mãos e com maior regularidade

Devemos reforçar junto de crianças e jovens, a importância da higienização das mãos e ensinar a sua correta lavagem:

  1. Remover quaisquer acessórios, como anéis e pulseiras, antes da lavagem das mãos;
  2. Lavar as mãos antes e depois das refeições, depois de brincar e sempre que utilizam as casa-de-banho;
  3. Lavar durante pelo menos 20 segundos;
  4. Também pode usar uma solução à base de álcool. Esta solução apenas pode ser usada se as mãos não estiverem visivelmente sujas!
Share